sábado, 12 de março de 2011

leia

POLÍTICA
Estadistas globais
Com o fim da guerra fria, os presidentes já não são defensores de idéias e posições estratégicas na geopolítica internacional. A globalização apequenou os dirigentes nacionais em agendas locais, sobretudo comerciais. A globalização ainda não produziu os estadistas globais que o Mundo precisa. O estadista global precisa perceber a necessidade de ir além do comércio, deixar de ver as fronteiras de seus países como um problema alfandegário e migratório e entender seu papel na arquitetura do futuro mundial.

O Presidente Barak Obama e a Presidenta Dilma Rousseff estão entre os poucos com condições de olhar para o mundo como estadistas globais, e não apenas como líderes de seus países. Ambos têm biografia comprometida com valores e princípios, com bandeiras de luta. Têm idéias e sentimentos dos problemas mundiais. Além disto, como negro e como mulher, cada um deles tem uma gênese biopolítica diferente dos seus antecessores. O que lhes permite sentimentos e posições novas em relação ao futuro.

Por estas razões, a visita do presidente Obama ao Brasil e seu diálogo com a Presidenta Dilma nos permite esperar um fato histórico e não apenas mais um simpático gesto diplomático. De início já se percebe a grandeza de ambos ao lembrarmos que é a primeira vez que um presidente norte-americano vem ao Brasil, antes do colega brasileiro ir aos EUA.

Mas para ter uma marca histórica, será necessário que os dois presidentes transformem o Encontro em uma Reunião de Cúpula de dois estadistas globais, definindo agenda comum para os problemas do mundo.

Leia a íntegra do artigo em Estadistas globais



Cristovam Buarque é Professor da Universidade de Brasília e Senador pelo PDT/DF



Siga o Blog do Noblat no twitter

Ouça a Estação Jazz e Tal, a rádio do blog

Visite a página de vídeos políticos do Blog do Noblat

Receba este blogPermalinkEnvieCompartilheComenteLer comentários (7)
Enviado por Merval Pereira - 12.3.2011 | 8h04m
POLÍTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário