quinta-feira, 10 de março de 2011

Leia

10.03.2011
ESPECIAL. Renan Filho(PMDB-Al) vai focar em esporte, educação e turismo; Ele falou sobre os polêmicos temas da reforma política, saúde e Bancada do Nordeste
Veja

(Brasília-DF, 10/03/2011) A Política Real realizou uma série de entrevistas com os mais expressivos novos deputados da Bancada do Nordeste, para levantar um perfil dos parlamentares, suas bandeiras de mandato, e sua opinião sobre temas em discussão na Câmara dos Deputados: reforma política, reforma tributária e regulamentação da emenda 29.

Confira abaixo a entrevista com Renan Filho (PMDB-AL)

Política Real: Quais serão as bandeiras de seu mandato?

Renan Filho: Eu sou um jovem deputado, fui eleito para o meu primeiro mandato na Câmara Federal.

Pretendo, neste primeiro ano de mandato, defender as bandeira da Educação, do Turismo e do Esporte. Por isso, escolhi essas áreas para fazer parte das comissões permanentes da Casa. Como fui prefeito por dois mandatos da minha terra natal, a cidade de Murici, no estado de Alagoas, eu vou também focar o meu trabalho na defesa do municipalismo, de mais autonomia para os municípios, de melhoria na arrecadação, mais condições para que as cidades possam avançar e melhorar a vida de seus cidadãos.

Política Real: Quais suas principais sugestões para a reforma política?

Renan Filho: Acredito que a reforma política é a mãe da outras reformas. A política no Brasil está muito difícil. A forma que as eleições têm tomado tem trazido grandes transtornos. A gente não tem tido uma representação real, a população não se sente representada. Há um distanciamento do Congresso com o pensamento de nossa sociedade, de forma que eu acho que a reforma política tem de vir para melhorar o sistema eleitoral, fortalecer os partidos, facilitar a compreensão do eleitor e assim aproximar o Congresso do nosso povo. Eu tenho uma opinião pessoal, que deveria prevalecer o voto majoritário, mas eu acredito que a gente poderia utilizar um sistema de listas. Acho que não há consenso para lista fechada, acho difícil que avance, mas eu acho que a gente devia fazer discussão e nos aproximarmos do modelo alemão, que na minha opinião, é o modelo mais eficiente. Precisamos discutir, ouvir outras pessoas.

Política Real: Qual sua opinião sobre a regulamentação da emenda 29 e a criação de um imposto para financiamento da Saúde?

Renan Filho: A regulamentação da emenda 29 é de fundamental importância. A saúde pública está com extrema dificuldade, está verdadeiramente na UTI, mas está assim não porque o Brasil não tem uma boa política de saúde pública. Tem sim. O SUS é um dos programas mais avançados do mundo. Tem uma sistemática muito eficaz, muito eficiente. O Brasil tem o intuito de oferecer saúde para a totalidade de sua população de forma eficaz e gratuita. Entretanto, precisa de financiamento. E é isso que faz a emenda 29, ela destina recursos do orçamento para a saúde, aumento a destinação de recursos. Eu já defendi quando era prefeito, e vou continuar a defender como deputado federal.

No Brasil, não há espaço para criação de novos impostos. Eu acho que, se precisa de mais recursos para Saúde, e o governo federal tem o desejo de criar um novo imposto ou reviver a antiga CPMF, isso deveria ser discutido no bojo de uma reforma tributária, que no geral, visasse desonerar a folha de pagamento, emprego, investimento, e trouxesse para o país uma redução da carga tributária, mesmo que houvesse a criação do novo imposto para ser utilizado especificamente a saúde. Nesse cenário, eu aceitaria a discussão, como deputado do PMDB. Agora, para recriar a CPMF, só por criar, aumentando a carga tributária, não é isso que o povo está querendo.

Política Real: Qual o espaço que o Sr. espera que Alagoas ocupe no governo federal?

Renan Filho: Alagoas foi muito bem tratada pelo presidente Lula. O Estado avançou bastante, cresceu mais que a média nacional.

O Nordeste cresceu mais que a média nacional. Alagoas tem recebido grandes obras do PAC, duplicação da BR-101, que melhora o turismo, facilita o escoamento da produção.

Nós ampliamos nosso aeroporto, estamos recebendo muitos turistas. Em Maceió, estão sendo construídos, concomitantemente 20 hotéis. Esperamos que a presidenta Dilma dispensa a Alagoas a mesma atenção, porque os estados do Nordeste brasileiro, os estados mais pobres, precisam mais ainda da ajuda do governo federal para fazer o enfrentamento das grandes dificuldades, principalmente, a violência urbana, as drogas, e melhorar a nossa infraestrutura.

( por Evam Sena, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr)
( Publicado originalmente no dia 09/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário