quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Orgulho de Murici,de Alagoas:Renan Filho

Discurso Plenário 08/02/2010.

Gostaria, inicialmente, de agradecer – do fundo do coração – aos 140.180 eleitores que me elegeram deputado federal por Alagoas, com a maior votação para o cargo de nossa história política.
Sou um jovem deputado, reconheço que há aqui entre nós, representantes mais experientes e melhores preparados para desempenhar nossa nobre missão. Observo, entretanto, que é esta mesma juventude que me permite arrojo para enfrentar os desafios. Tenho consciência que este modesto discurso é apenas o início de uma trajetória que se inicia agora.
Passado o calor da disputa estamos agora diante do momento de interpretar os anseios sociais e saber como melhor interagir e responder a eles.
Nesta 54ª legislatura, para nos aproximarmos da sociedade brasileira, se faz imperativo avançarmos na discussão e aprovação das reformas estruturais. Como no passado recente, elas serão nosso passaporte para um bom caminho futuro.
Me refiro, particularmente, às reformas política e tributária que reveja o atual centralismo fiscal que humilha os estados e municípios. O momento mais oportuno para o debate sobre redistribuição do bolo orçamentário é exatamente em períodos de expansão econômica.
As premissas para o Brasil seguir crescendo são convergentes e dizem respeito aos três poderes. Entre elas estão:
1) aumentar a eficiência e racionalidade para dar qualidade ao gasto público diante de uma nova sombra de crise econômica que apavora as grandes nações;
2) manutenção da estabilidade e responsabilidade fiscal tanto na União, quanto nos outros entes da Nação;
3) reforma política, como disse, com financiamento de campanha exclusivamente público, fidelidade partidária e voto distrital misto;
4) reforma tributária que diminua nossa babel de impostos, aumente a base contributiva, desonere a produção e o emprego;
5) Continuidade dos investimentos públicos em infra-estrutura e o avanço das obras em portos, aeroportos, estradas, setor energético e banda larga, especialmente às vésperas de uma Copa do Mundo e das Olimpíadas;
6) Consolidação legal e ampliação dos programas de inclusão social, como Bolsa Família, Luz para Todos e Minha Casa Minha Vida e;
7) Rediscussão do modelo de Segurança Pública que tem transformado nossas ruas em rios de sangue, confinando cidadãos em cárceres domiciliares.
O Brasil está no meio do caminho entre as nações emergentes e grandes potências. É hora de avançarmos firmemente para história moderna, igualitária e justa. Diante de um mundo irrecusavelmente globalizado temos muitos desafios pela frente.
É uma caminhada que exige trabalho, união e patriotismo. A conjugação de trabalho, união e patriotismo nos dará segurança para gerar ainda mais empregos, crescermos nos percentuais de 2010 e continuar a distribuir renda.
O Congresso Nacional é formado por homens públicos que têm compromissos com a Nação e saberão dar sua contribuição. Entretanto, é imprescindível que, na busca do bem comum, ousemos. Fiscalizar é apenas uma das missões do Congresso. Legislar e apontar caminhos sólidos para desenvolvimento é também nossa obrigação.
Como deputado federal eleito pelos alagoanos, reitero meu compromisso com o estado como um todo, com meus eleitores e com aqueles que fizeram outras opções.
Me comprometo a empregar as melhores energias em benefício da população, independente de que lado estejamos, no governo ou na oposição. Sei, presidente, que todos aqui, legitimados pela vontade popular carregam o mesmo sentimento.
Desejo que os anseios do povo brasileiro e, em especial dos alagoanos, encontrem ressonância nos Três Poderes e que possamos manter o Brasil e Alagoas na rota do futuro próspero, justo e igualitário.
Quero, para encerrar, agradecer a confiança que me foi dada pelo meu povo, agradecer minha família, meus correligionários, ao meu partido, aos amigos e colaboradores que me ajudaram nessa caminhada. Quero daqui mandar um abraço fraternal para minha querida Murici, cidade da qual fui prefeito por duas vezes e de onde extrai muitas lições que, doravante, irão me ajudar em Brasília. Alagoas pode contar comigo, com minha total dedicação e com meu trabalho.
Muito Obrigado.

Um comentário:

  1. Como discurso é bom, mas vamos saber como votou a aumento do salario minimo, se foi a favor do aumento imoral que os congressistas se auto-estibularam, como votou a questão do SM por decreto. Todos estes temas são importantes para alcaçar o que ele diz. Vamos ve-lo na pratica, que é o importante, pq, desculpe os termos, discurso não enche barriga!
    Vou pesquisar e informo ao blog.

    ResponderExcluir